Vila Velha
O Espirito Santo nasceu aqui!
Latitude: 20° 19′ 48″ S
Longitude: 40° 17′ 31″ W
Morro do Moreno
O Morro do Moreno tem 274 metros de altura, conta com local para pesca, rampa para voo livre, fonte com água mineral, mirantes naturais, com espessa mata virgem à volta.
Possui três vias de escalada: duas de frente para a Terceira Ponte e uma de frente para a Praia da Costa. Orlado por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, onde muitas pessoas vão para tirar fotos, fazer piqueniques ou caminhadas.
Museu Homero Massena
O Museu Homero Massena funciona na casa onde morou por 23 anos o pintor mineiro que se fixou em terra capixaba. Um dos mais ilustres pintores do Estado.
Este museu foi tombado pelo patrimônio histórico do EspÃrito Santo. Em seu acervo, vários objetos pessoais do artista. Na avenida Beira Mar, 273, Prainha de Vila Velha.
O Museu Ferroviário abriga a antiga Estação Pedro Nolasco, construÃda em 1927, reúne um rico acervo no qual sobressaem a velha Maria-Fumaça, o vagão de madeira, o trólei, o telégrafo, o quepe do agente, fotografias, entre outros.
O Museu Vale fica localizado no bairro São Torquarto em Vila Velha. É uma iniciativa da Fundação Vale, instituição que realiza ações, projetos e programas sociais nas regiões onde a Vale está presente, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios e de fortalecer as pessoas e as comunidades, respeitando sempre as identidades culturais locais.
O prédio do Museu Vale foi inaugurado em 1927, com o nome de Estação São Carlos.
A partir de 1935, foi rebatizado com o nome de Pedro Nolasco em homenagem o engenheiro que construiu a Estrada de Ferro Vitória a Minas. Localizado em uma área com vista privilegiada para a baÃa de Vitória, a edificação é um exemplar de caracterÃstica eclética sóbria, sem excessos decorativos, nem nas fachadas nem no interior.
No edifÃcio da antiga estação Pedro Nolasco está o acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Com cerca de 1.200 metros quadrados, o museu tem uma exposição permanente com uma maquete de 34 m², a maior do Brasil, que inclui miniaturas de trens em movimento, viadutos, fábricas e ambientes naturais, representando como ocorre o transporte das minas ao porto.
Em frente ao prédio pode-se ver a Maria-Fumaça, uma locomotiva a vapor vinda da Filadélfia (EUA), adquirida pela Vale em 1945. Restaurada em 1997, ainda se encontra em funcionamento, bem como sua composição de carro de passageiros e vagão de cargas.
Museu Ferroviário
Fonte: Texto &Fotos-Internet