Vila Velha
O Espirito Santo nasceu aqui!
Latitude: 20° 19′ 48″ S
Longitude: 40° 17′ 31″ W
Vila Velha ofereçe várias opções para os amantes do Ecoturismo.
O Parque abriga fragmentos da Mata Atlântica, em estágios inicial, médio e avançado de regeneração, tais como, o brejo herbáceo e o manguezal na foz do rio Aribiri. Apesar de estar localizado em uma área urbana, abriga rica e variada fauna.
A vegetação pode ser herbácea ou arbustiva, com ocorrência de árvores nas fendas das rochas com altura de até 5-6 metros, sendo comum a ocorrência de Pita (Fourcroya gigantea), Gravatá (Vriesea marÃtima), Cactos (Pilosocereus arrabidae, Cereus fernambucensis, Coleocephaloscereus fluminensis), Quaresmeira (Tibouchina), Capim gordura (Melinis minutiflora), aroeira (Schinus terebintifolius), entre outras.
Na fauna do manguezal podem ser encontrados o caranguejo Uçá (Ucides cordatus), o Guaiamum (Cardisoma guanhumi), o siri (Callinectes spp.), Chama maré (Uca spp.) e o Aratu (Goniopsis cruentata), mas devido à elevada carga de esgotos despejada pelo rio Aribiri, esse ambiente fica bastante prejudicado.
Em relação aos répteis já foram observados lagartos e serpentes. A espécie mais observada é o calango (Tropidurus torquatus), que pode ser facilmente encontrado sob rochas em dias de sol, assom como o Teiú (Tupinambis teguixin), que devido ao seu grande tamanho, é um animal muito procurado por caçadores. A maior parte das serpentes são inofensivas como a Jibóia (Boa constrictor), a cobra d’água (Liophis miliares) e a cobra verde (Philodryas olfersii), somente duas serpentes são venenosas, a preguiçosa (Botrhops jararaca) e a coral (Micrurus corallinus).
As aves constituem o grupo de vertebrados mais notável e mais diversificado na área do Parque, nas áreas de vegetação arbustiva podemos encontrar o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), a rolinha (Columbina talpacoti), o anu-preto (Crotophaga ani), a coruja buraqueira (Atheni cunicularia), o pica-pau (Colaptes campestres), entre outros. Nos trechos de capoeira, além das aves já citadas, também podem ser encontradas a Jacupemba (Penelope superciliares), a Juriti (Leptotila sp.), o Carcará (Polyborus plancus), o beija-flor (Amazilia fimbriata), o Sanhaço (Thraupis sayaca), e o Trinca-ferro (Saltator similis). A espécie mais abundante que faz ninho na área do Parque é o Urubu (Coragyps stratus).
Os mamÃferos estão representados por poucas espécies de pequeno e médio porte, entre elas está o sagüi-da-cara-branca (Callitrix geoffroyi), que é uma espécie endêmica, ou seja, ocorre somente no estado do EspÃrito Santo, sul da Bahia e leste de Minas Gerais. Devido a restrição de fragmentos florestais, está espécie está ameaçada e ao sair em busca de alimento nas áreas urbanas, está sujeito a atropelamentos e doenças comuns entre seres humanos e primatas. Além disso, a alimentação oferecida pelos moradores do entorno pode causar doenças ou subnutrição.
O Parque possui sede administrativa e trilhas monitoradas pela educação ambiental. As visitas serão acompanhadas por monitores que ficarão responsáveis pela caminhada em trilhas e pelas atividades ambientais com duração de uma (1) hora e meia (30).
Para as visitas de escolas, o atendimento é feito por um grupo de até 40 pessoas. As visitas serão de terça a domingo, das 8 às 17 horas, o contato pode ser feito pelos telefones 3339-8119 e 3388-4294.
Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira
O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira foi criado através da Lei Municipal Nº 4105 de 13 de novembro de 1993, e apresenta área de 168,30 hectares. Ele está localizado no bairro Glória, à s margens do canal da baÃa de Vitória, na foz do rio Aribiri.
Fonte: Texto &Fotos-Internet
Morro do Moreno
O Morro do Moreno tem 274 metros de altura, está localizado próximo ao centro de Vila Velha, estado do EspÃrito Santo, Brasil, Latitude 20°19'32.75"S Longitude 40°16'36.91"O. Ao seu lado encontra-se o Convento da Penha, que fica localizado também no
topo de um morro. Os dois morros dão boas-vindas a todos que vão à cidade de Vila Velha, a partir da capital do estado Vitória, passando pela Terceira Ponte. São cartões-postais da cidade.
O acesso ao morro pode ser feito de duas formas: pela estrada de terra, que pode ser enfrentada por um veÃculo 4x4, a pé e até mesmo de Moutain Bike, ou mesmo em uma das diversas possibilidades de trilhas.Do alto do morro são comuns pessoas observando o nascer e o pôr do sol. Durante o reveillon muitos optam em ver a queima de fogos que acontece na orla das praias de Vila Velha do alto do Morro.
O morro é localizado praticamente no centro da cidade, mas é formado pela Mata Atlântica, sendo de um dos lados cercado pelo mar, onde dá acesso ao Porto de Vitória passando por debaixo da 3º ponte, e do outro lado a cidade.
Possui locais para Pesca, Rapel, Trilhas(trekking), Mountain bike, rampa para Vôo livre, fonte com água mineral, e uma bela vista para a cidade de Vitória e de Vila Velha, para o Convento da Penha e as praias da Costa e Itapuã. Obs.: No alto do morro existem várias torres de comunicação.