top of page
Vila Velha, Vila Velha Espirito Santo
Vila Velha, Vila Velha Espirito Santo
Vila Velha, Vila Velha Espirito Santo
Vila Velha, Vila Velha Espirito Santo
Vila Velha, Vila Velha Espirito Santo

Vila Velha é o mais antigo município do estado do Espírito Santo,  aqui tudo começou… Fundada com o nome de ‘Vila do Espírito Santo’ pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e que aqui aportou em 23 de Maio de 1535, foi sede da capitania até o ano de 1549, quando a capital foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.
Do período que compreende 1535 a 1912, de acordo com o historiador Dijairo Gonçalves Lima, três acontecimentos marcaram o início do desenvolvimento de Vila Velha: a inauguração da luz elétrica pública, em 1910; o funcionamento dos bondes, em 1912; e a instalação da água encanada, também em 1912.
“Com os bondes, vale assinalar que foi eliminado o transporte por mar que ligava em grande percurso Vila Velha a Vitória. Por outro lado, o funcionamento dos bondes resultou na expansão urbana, pois ao longo da linha e a partir do centro de Vila Velha até Paul surgiram aglomerados humanos e, com eles, os populosos bairros hoje existentes”, esclarece.
Com a grande maioria da população residente em área urbana, a cidade de Vila Velha possui uma população estimada em 458.489 habitantes (IBGE 2013).
O município mais populoso do Estado tem uma área de 209 km², distante apenas 5 km da capital Vitória. Seu litoral possui 32 quilômetros, sendo praticamente todo recortado de praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como Praia da Costa, Itapoã e Praia de Itaparica. Além dos balneários Barra do Jucu e Ponta da Fruta. Construções do século XVI e XVII, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário, dão um ar especial à arquitetura da cidade. Não se pode deixar de citar também o Forte de São Francisco Xavier e o Farol de Santa Luzia, do século XIX. O Sítio Histórico da Prainha hoje é um complexo que agrega pontos históricos com novas construções levantadas sobre a região aterrada do município. Mas, há muitos anos, o local foi palco de inúmeras lutas na tarefa de catequese dos índios da região, exercida por José de Anchieta, que lá morreu em 1597. É na Prainha que estão instalados o 38º Batalhão de Infantaria; a Escola de Aprendizes Marinheiros; o Forte Piratininga; o Museu Homero Massena; a Igreja Nossa Senhora do Rosário; o obelisco em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho; a Praça da Bandeira; e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, com documentos valiosos sobre a colonização do município, que podem ser visitados diariamente.
(Fonte: Prefeitura de Vila Velha)

VASCO FERNANDES COUTINHO - DONATÁRIO DA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO

Fonte: Texto &Fotos-Internet

Vila Velha ES / Copyright © 2012

bottom of page